Ciclo de Sessões ao ½ Dia

Dia: 26 Março, sexta-feira

Local: Sala B032

Descrição

As sessões ao 1/2 dia constituem uma tradição de longa data na secção de Planeamento. Aqui, professores e investigadores da área têm a oportunidade de debater projectos e trabalhos em curso com os seus colegas de trabalho e outros potenciais interessados.

Coincidindo com o âmbito da Semana de Planeamento, a Professora Cecília Silva apresentou o projecto “Padrões de Mobilidade e Estrutura Urbana”. Este projecto, sobre coordenação cientifica do Professor Paulo Pinho, estava então na sua fase final após dois anos de execução, e foi realizado por uma equipa do CITTA, Centro de Investigação de Transportes, Território e Ambiente, com financiamento da FCT, Fundação de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade de Aalborg, da Dinamarca.

Esta equipa contou com a colaboração de um ex-aluno da opção, agora colaborador do CITTA, que se associou ao projecto para o desenvolvimento da sua dissertação de mestrado integrado, realizada durante a sua estadia na Universidade Técnica de Copenhaga, no âmbito do programa ERASUMS. A cidade de Copenhaga é aliás um dos dois casos de estudo deste projecto.

O projecto teve ainda a participação de uma equipa de 26 alunos do tronco comum do MIEC, na fase de recolha e compilação de dados para o seu segundo caso de estudo – o Porto.

A apresentação dos principais resultados desta investigação foi seguida por uma breve discussão, originada pelas intervenções da plateia.